PROCESSAMENTO AUDITIVO: Conhecer, Avaliar e intervir

5537O livro da investigadora do CIEC Cristina Lima Nunes é um dos primeiros lançamentos de 2015.

O título, publicado pela editora “Papa Letras”, versa, como revela o título, sobre o processamento auditivo nas crianças, resultando principalmente da sua investigação que culminou no seu doutoramento em Estudos da Criança, na vertente de Saúde Infantil.

Confira este e muitos outros títulos de autores do centro na montra virtual na web-page institucional do CIEC (www.ciec-uminho.org).

Sinopse desta edição:

A audição é uma função sensorial de máxima importância no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem. É comum pensarmos apenas se o sujeito ouve ou não ouve, mas este pensamento está restrito apenas à deteção do som. Ouvir é muito mais! Ouvir é interpretar um som, estar atento aos sons, perceber o que nos dizem no meio de lugares com outros barulhos, perceber a diferença entre diversos fonemas e poder distingui-los para ter uma boa escrita, é memorizar uma instrução e poder executá-la sem necessidade de repetição, é sentir a presença de um som sem desconforto, é poder estar num meio cheio de informação sonora e selecionar o que queremos ouvir. Desde 1950 que existem estudos que nos mostram que ouvir é muito mais complexo do que imaginámos. Atualmente uma avaliação auditiva completa poderá ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem, erros na escrita, distração, dislexia e até no comportamento. Mas para isso é preciso conhecer o processamento auditivo, saber avaliar e intervir de forma adequada. Este livro tem como objetivo preencher uma lacuna existente em Portugal e promover uma prática clínica baseada em evidências.

Sobre a Autora:

Cristiane Lima Nunes nasceu no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e viveu em Niterói até 2008. O seu percurso académico de nível superior no Brasil iniciou-se em 1995 com o curso de Fonoaudiologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguido da pós-graduação em Voz, no Centro de Estudos da Voz (CEV) em São Paulo, e com um mestrado em Fonoaudiologia na Universidade Veiga de Almeida (UVA) no Rio de Janeiro. O seu doutoramento em Saúde Infantil foi concluído na Universidade do Minho, Portugal, em 2012. O seu trajeto clínico e também docente no serviço público e privado no Brasil colaborou para a sua experiência na área da Fonoaudiologia, especialmente em instituições como a Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Estácio de Sá e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ao terminar o doutoramento em Portugal, optou por permanecer na terra natal de seus pais, para um grande desafio: disseminar o tema do Processamento Auditivo e promover uma atividade clínica atualizada. Após sete anos em Portugal já ajudou centenas de famílias e crianças, mas o percurso é longo e foi partilhado com muito amigos, otorrinolaringologistas, terapeutas e professores. Atualmente é coordenadora clínica da Arte de Comunicar e colabora na realização de exames em diversas instituições privadas, incluindo clínicas e hospitais, promove cursos e é convidada para congressos nacionais e internacionais. É investigadora colaboradora do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, professora convidada de Pósgraduação e Mestrado do Instituto EPAP e de outras universidades, é membro da BSA (British Society of Audiology) e da AAA (American Academy of Audiology), e coordenadora do Departamento de Audição da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF).

3 thoughts on “PROCESSAMENTO AUDITIVO: Conhecer, Avaliar e intervir

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s