Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015

CIECLOGOCIEC

26 de janeiro de 2015 | Instituto de Educação da UMinho

Integrada no Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança, realiza-se hoje segunda-feira dia 26 de janeiro de 2015 às 17:00 horas, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, a conferência intitulada “Desenvolvimento de Currículo e Formação Docente: uma articulação necessária à aprendizagem em Educação em Saúde e Ciências da Natureza”, proferida pela Professora Maria Cristina Pansera de Araújo, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) – Brasil. A entrada é livre.

Resumo: “Desenvolvimento de Currículo e Formação Docente: uma articulação necessária à aprendizagem em Educação em Saúde e Ciências da Natureza”.

Trata-se de evidenciar as interações decorrentes do desenvolvimento de currículo e formação docente inicial, para a autonomia e autoria dos licenciandos ao organizarem o currículo escolar, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem em Educação em Saúde e nas Ciências da Natureza. Articula-se a formação pela pesquisa com a produção de currículo e consequente formação docente.

 

Nota Curricular: Maria Cristina Pansera de Araújo

M. Cristina Pansera AraújoProfessora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em
Educação nas Ciências (PPGEC). Membro do Colegiado de Coordenação do PPGEC, pesquisadora orientadora de mestrado e doutorado. Vice-coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui), cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq. Pesquisa em Educação; Desenvolvimento de currículo e Formação Docente; Biodiversidade; Ensino de Biologia, Ciências e Genética; Educação Ambiental e Educação em Saúde.

Atuação na graduação: Estágio Curricular Supervisionado: Ensino de Biologia; Trabalho de Sistematização do Ensino de Biologia (TSEB). Atuação no PPGEC: Epistemologia e Educação; Constituição do Conhecimento de Professor e Docência no Ensino Superior Coordenadora do projeto de Internacionalização do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, numa parceria com a Universidade do Minho, apoiado pela Agencia de financiamento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), intitulado Conceções de Saúde e Educação para a Saúde na formação inicial e continuada de professores: contribuições a organização curricular da educação básica e superior.

1978: Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unisinos – Rio Grande do Sul – Brasil;

1981: Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS – Rio Grande do Sul – Brasil -;

1997: doutorado em Genética e Biologia Molecular – UFRGS – Rio Grande do Sul – Brasil.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s