Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade em Currículo e Supervisão em Educação Básica

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Realizaram-se no dia 8 de janeiro, às 10h, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade em Currículo e Supervisão em Educação Básica, requeridas pela Mestre Maria Adelina da Conceição Martins, tendo como orientadora a Doutora Maria de Lurdes Dias Carvalho. O júri foi presidido pelo Doutor Licínio Carlos Viana Silva Lima, tendo estado presentes os seguintes vogais: a Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, da Universidade do Minho; a Doutora Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira, da Universidade do Porto; o Doutor Carlos Alberto Alves Soares Ferreira, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; a Doutora Maria de Lurdes Dias Carvalho, da Universidade do Minho; o Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, da Universidade do Minho. No final, a candidata foi aprovada por unanimidade.

Título da Tese: “A Gestão Curricular em Escolas do 1.º Ciclo de um Agrupamento de Escolas: Entre os Projetos, os Discursos e as Práticas

Resumo: Este estudo insere-se no projeto de investigação da FCT “Contextos e práticas colaborativas de investigação curricular na educação básica” e enquadra-se nas perspetivas do desenvolvimento curricular, do currículo e da gestão curricular, que fundamentam as opções sobre o que ensinar, como organizar as aprendizagens e como avaliar os seus resultados. Pretende-se realizar um estudo que percecione como se concebe e organiza o Currículo no plano teórico da construção dos documentos estruturantes do Agrupamento que se constituem como referentes na elaboração das planificações pautadas pelo rigor e coerência; como se organiza o trabalho docente em contexto de sala de aula, respeitando os tempos de execução de cada um e adequando as metodologias e estratégias na procura da prossecução da eficácia; que relação pedagógica se estabelece entre os atores; em suma quais os modelos de gestão curricular que estão a surgir por influência da “escola a tempo inteiro” e de outras medidas introduzidas no currículo e na organização da escola que poderão resultar em dispositivos de integração e práticas de inovação. Esta pesquisa privilegiará as metodologias qualitativas, através de um estudo de casos a desenvolver em escolas e turmas do 1.° Ciclo de um agrupamento de escolas, cuja problemática central se reporta a aferir como é que na prática os professores e a escola concebem e organizam o currículo nas escolas do 1.° CEB, e nessa organização de que forma incorporam as recentes alterações organizativas e curriculares. Os procedimentos de recolha de dados basear-se-ão na análise documental de dispositivos de conceção e planificação do currículo: projeto educativo, projetas curriculares, planificações e materiais curriculares; na entrevista a informantes-chave e na observação direta/participante. Espera-se produzir conhecimento relevante sobre os modelos de desenvolvimento e gestão curricular, numa perspetiva de inovação educativa; perceber como é percecionado o currículo pelos docentes, que discurso estes adotam sobre o assunto em epígrafe e de que forma o contextualizam/aplicam em sala de aula.

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