O Auditório Vita celebra na sexta-feira, dia 9 de Janeiro, às 21.30h, o Dia de Reis, com o habitual concerto “Do Natal aos Reis”, cuja organização está a cargo da investigadora do CIEC Maria Helena Vieira.
O concerto apresenta o coro dos Jovens Cantores de Guimarães, um grupo iniciado em 2011 pela Sociedade Musical de Guimarães e pela investigadora do CIEC e Maestrina Janete Ruiz. Assente no princípio de que todas as crianças sabem cantar, pretende despertar o gosto pelo canto e pela performance, estimulando a criatividade, a imaginação e o espírito de liderança. Tem como principal objectivo alcançar um elevado nível de desempenho musical, através do contacto com obras de várias épocas e culturas. Integrando o movimento e a dramaturgia nas suas apresentações, os JCG abordam um repertório ecléctico de música sacra, do mundo e repertório contemporâneo original para coro infantil, privilegiando a música portuguesa, tendo apresentado primeiras audições nacionais e estreado várias obras de compositores portugueses que lhe foram dedicadas.
Em 2012 os JCG acolheram os Petites Chanteurs du Colegge Saint-Pierre (Bruxelas) e participaram no programa International Youth in Concert na Capital Europeia da Cultura-Guimarães 2012. Cantaram no Auditório Vita com a Orquestra Geração (no âmbito da celebração do Átrio dos Gentios, 2012) e com a Orquestra Sub-12. Em 2013 participaram no XVIIII Encontro de Coros do Minho, apresentaram-se com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa – CP, levaram o programa Caminhos em itinerância pela região Norte, (iniciativa apoiada pela Direcção Regional de Cultura do Norte) e passaram a integrar o programa internacional VOICE (Voice on Innovation for Choral Music in Europe).
Na temporada de 2014 os JCG apresentaram-se em concerto em diversos palcos na região norte, no Palácio Nacional da Ajuda e na Aula Magna da Universidade de Lisboa. A presente temporada iniciou-se com o segundo ciclo Jovens Cantores de Guimarães no Património a Norte e será marcada pelo lançamento do primeiro DVD do grupo e pela primeira digressão internacional.