Realizaram-se no dia 9 de dezembro, às 14 h, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Saúde Infantil, requeridas pela Mestre Sílvia Manuela Leite Rodrigues, tendo como orientadora a Doutora Zélia Ferreira Caçador Anastácio. O júri foi presidido pelo Doutor José Augusto Pacheco, tendo estado presentes os seguintes vogais: a Doutora Maria Graça Ferreira Simões Carvalho, da Universidade do Minho; a Doutora Maria Johanna Christina Schouten, da Universidade da Beira Interior; a Doutora Beatriz Rodrigues Araújo, da Universidade Católica do Porto; Doutora Zélia Ferreira Caçador Anastácio, da Universidade do Minho; o Doutor Amâncio António de Sousa Carvalho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e o Doutor Simão Pedro Pereira Vilaça, da Universidade do Minho. No final, a candidata foi aprovada por unanimidade.
Título da Tese: “O Impacto do Parto Eutócico versus Cesariana Eletiva na Amamentação e Introdução de Alimentos Complementares, na Incidência de Patologias e no Desenvolvimento de Competências nas Crianças até aos dois anos de idade”
Resumo: O parto eutócico é a forma mais natural de nascimento e diminui o risco de complicações e de gravidade em gravidezes de baixo risco, tanto para as mulheres como para os fetos, em comparação com a cesariana. A comparação com a cesariana emerge de dúvidas levantadas pela revisão da literatura sobre os riscos e benefícios para a criança. O objetivo desta investigação foi averiguar o impacto do tipo de parto sobre a amamentação e introdução de alimentos complementares, na incidência de patologias e no desenvolvimento de competências nos dois primeiros anos de vida da criança. Metodologicamente recorremos a uma abordagem dialógica e a um estudo transversal, tendo sido constituída uma amostra de conveniência com 400 díades de mães e filhos, selecionando-se para comparação os nascidos de parto eutócico com os nascidos por cesariana eletiva. Foram analisados os processos clínicos das díades e entrevistadas as mães, a fim de complementar a recolha de dados. Foi efetuado o pedido de autorização ao hospital para a análise dos processos e foi pedida autorização às mães para a realização das entrevistas, explicando a finalidade do estudo. Fizemos primeiro uma análise estatística descritiva, seguindo-se uma análise multivariada para entender o efeito do conjunto das variáveis independentes sobre as variáveis dependentes. Os resultados revelaram que nos nascidos de cesariana eletiva a duração da amamentação exclusiva e a continuação da amamentação até aos dois anos é significativamente menor. Também a associação do leite materno ao leite adaptado é durante menos tempo comparativamente aos nascidos de parto eutócico. Os nascidos de cesariana eletiva iniciam a ingestão de leite adaptado, papa, sopa, carne, fruta e leite de vaca significativamente mais cedo comparativamente aos nascidos de parto eutócico. A probabilidade de incidência de patologias até aos dois anos não é significativamente diferente entre os nascidos de parto eutócico e os nascidos de cesariana eletiva. O índice de competências locomotoras apresenta-se menor nos nascidos de cesariana eletiva comparativamente aos nascidos de parto eutócico embora dentro do expectável para a idade. No que toca ao índice de competências manipulativas, visuais e de fala e linguagem aos dois anos, os nascidos de cesariana eletiva apresentam significativamente um menor índice mas ambos os grupos encontram-se abaixo do esperado para a idade. Por fim, os nascidos de cesariana eletiva revelam menor índice de competências de autonomia pessoal e abaixo do expectável, ao contrário dos nascidos de parto eutócico que se encontram dentro do esperado para a idade.