Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa

45

 

Realizaram-se no dia 10 de julho, às 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pela Mestre Cristina Maria dos Santos Moreira da Silva Sylla, tendo como orientadores a Doutora Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho e o Doutor Pedro Sérgio Oliveira Branco. O júri foi presidido pelo Doutor José Augusto de Brito Pacheco, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Bento Duarte da Silva, da Universidade do Minho; Doutor João Correia de Freitas, da Universidade Nova de Lisboa; Doutora Lúcia da Graça Cruz Domingues Amante, da Universidade Aberta; Doutora Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho, da Universidade do Minho; Doutor Pedro Sérgio Oliveira Branco, da Universidade do Minho; Doutora Maria João da Silva Ferreira Gomes, da Universidade do Minho; e a Doutora Maria Altina da Silva Ramos, da Universidade do Minho. No final, a candidata foi aprovada por unanimidade.

Título da Tese: “Developing and Evaluating Pedagogical Digital Manipulatives for Preschool: the Case of TOK – Touch, Organize, Create”  44

Resumo: Este trabalho visa contribuir para uma compreensão mais profunda do valor educativo proporcionado pela utilização de manipulativos digitais no ensino pré-escolar. Partindo da necessidade expressa tanto por professores como investigadores, de materiais tecnológicos adequados às necessidades físicas e cognitivas das crianças, assim como a falta de estudos longitudinais dedicados ao estudo do uso da tecnologia digital no contexto de aprendizagem do ensino pré-escolar, este trabalho descreve a conceção e desenvolvimento de TOK, um manipulativo digital que visa promover a criação de narrativas. TOK, que significa Tocar, Organizar e Criar é um ambiente digital colaborativo, que oferece as crianças um espaço lúdico e rico, para a exploração, experimentação e criação de narrativas. TOK é composto por uma plataforma eletrónica, e um conjunto de 23 blocos que representam cenários, personagens e objetos de histórias familiares. TOK foi desenvolvido e avaliado numa pré-escola localizada no norte de Portugal, durante um período de cerca de quatro anos, envolvendo oito grupos de 25 crianças – com idades entre os quatro e os cinco anos – e seis professores do ensino pré-escolar. O estudo seguiu uma metodologia de Design Based Research , onde crianças e professores participaram desde o início seguindo um processo iterativo de desenvolvimento, de teste e redesenho, sempre incorporando os comentários e as sugestões fornecidas pelas crianças e os professores no desenvolvimento de novos protótipos. A motivação para abordar a criação de histórias num ambiente colaborativo surgiu do conhecimento de que o desenvolvimento da linguagem é essencialmente social e interativo. De fato, o desenvolvimento da linguagem é um dos principais desafios que as crianças enfrentam durante os anos pré-escolares. Adicionalmente, durante o pré-escolar as crianças experimentam o “melhor” período para a aprendizagem formal da língua. Após a implementação cio TOK foram realizadas três intervenções que se estenderam por um período de cerca de um ano, A primeira foi realizada com 24 pares de crianças de duas turmas do pré-escolar, que interagiram com o TOK durante o “tempo da áreas”. Esta intervenção procurou investigar como é que as crianças usaram o sistema e o tipo de atividades em que se envolveram. Os resultados mostraram que se ocuparam principalmente em criar histórias e realizar jogos de linguagem. Uma das características mais salientes do TOK foi a medida em que promoveu a realização de atividades colaborativas. A segunda intervenção foi realizada com um grupo de 20 crianças, em colaboração com a educadora, incluindo também um grupo de comparação de lima turma paralela. A intervenção procurou investigar o efeito do uso do TOK no desenvolvimento de dimensões linguísticas, nomeadamente o conhecimento lexical e a consciência fonológica, dimensões estas que são extremamente relevantes para a aprendizagem formal da língua. A construção de vários mundos ficcionais gerada através da interação física com a interface promoveu verbalizações contínuas, contextualizando a aprendizagem de uma extensa coleção de vocabulário e a prática de jogos de linguagem. Os resultados de um pré e um pós-teste aplicados às crianças mostraram melhorias significativas no desenvolvimento das dimensões linguísticas mencionadas, sustentando uma discussão sobre o potencial do uso de manipulativos digitais na aprendizagem formal da linguagem. Finalmente, a última intervenção apresenta uma análise das narrativas criadas por um grupo de 27 pares de crianças que interagiram com o TOK, durante cerca de seis meses. Observou-se que a construção das narrativa ocorreu em dois níveis, sendo que dividiram o palco, (controlando personagens, definindo a localização da história, os adereços, e os elementos da natureza) e, simultaneamente, atuaram nesse mesmo palco. A partilha dos dispositivos de entrada (blocos) promoveu uma participação colaborativa, e permitiu às crianças planear, controlar e orquestrar as suas narrativas. Na verdade, TOK atuou como um placo para o desempenho de narrativas, promovendo a imaginação e criatividade, bem como a aprendizagem linguística. Os resultados do estudo reforçaram a noção do enorme potencial que os manipulativos digitais têm no desenvolvimento de competências linguísticas, suportando o desenvolvimento de atividades curriculares. O nosso estudo permitiu-nos também reforçar a importância de uma estreita colaboração entre investigadores de diferentes áreas de saber, assim como professores a fim de desenvolver e compreender plenamente o potencial educativo destes materiais tecnológicos inovadores.

 

One thought on “Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s