Música no Claustro V

55

O Auditório Vita, em Braga, dá início ao seu 5º ciclo anual de concertos intitulado “Música no Claustro” no próximo dia 5 de Julho, pelas 21.30, em evento que conta com a organização e direcção artística da investigadora do CIEC Maria Helena Vieira.

O ciclo desenvolve-se nos quatro sábados do mês de Julho a partir de um claustro interior do edifício do Auditório Vita, situado na R. de S. Domingos, nº 94-C e procura trazer a Braga intérpretes consagrados na área da Música Antiga, com incursões pontuais na música de outras épocas.

Pela programação passaram já o Ensemble Mi contra Fa, o Ensemble Clepsidra, o Aedo Ensemble, o Ensemble Bonne Corde, o Ensemble Arte Mínima, o Ludovice Ensemble, o Ensemble Capella Duriensis, o Ensemble Noa Noa e o Ensemble Sete Lágrimas. Cantores como Magna Ferreira, Fernando Guimarães, Birgit Wegeman, Manuela Lopes, Eduarda Melo, Ângela Alves, Catarina Costa e Silva, Janete Costa Ruiz, João Carlos Soares, Pedro Marques, João Grave, Bruno Nogueira, Sérgio Peixoto e Filipe Faria, entre outros, colaboraram já com o Auditório Vita. Também instrumentistas como Marta Zabaleta, Miguel Borges Coelho, Gerardo Ribeiro, Nuno Inácio, Juan Maggiorani, Vitor Vieira, Jorge Alves, Marco Pereira, Artur Caldeira, Pedro Sousa Silva, Diana Vinagre, Miguel Jalôto, Paula Soares, Jed Barahal, Hugo Sanches, Xurxo Varela, Filipa Meneses, Pedro Couto Soares, Rui Silva, Joana Amorim, Tiago Matias e os maestros Borges Coelho e Jonathan Ayerst honraram o Auditório e a cidade de Braga com as suas inesquecíveis interpretações.

No próximo dia 5 de Julho, sábado, às 21.30h, o primeiro concerto do Ciclo Música no Claustro V terá início com o Quarteto de Cordas de Matosinhos (um quarteto de jovens intérpretes portugueses e um jovem venezuelano radicado em Portugal, que regressam ao Auditório Vita quase seis anos depois de terem participado no concerto de inauguração). Este quarteto teve origem há seis anos a partir de uma  iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, que abriu um concurso para a criação do seu “quarteto de cordas residente”. Constituído também por músicos bracarenses, este quarteto é agora um dos ECHO RISING STARS e, como tal, realizará este Verão uma tournée em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, tais como o Barbican Centre em Londres, o Concertgebouw em Amsterdão e o Musikverein em Viena.

Os seguintes concertos do ciclo contarão com Manuela Castro (canto), Hugo Sanches (alaúde) e Xurxo Varela (viola da gamba), (2º concerto), Joana Bagulho, cravo (3º concerto) e Ricardo Barceló, guitarra (4º concerto).

Advertisements

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s