Encontro da Rede International Teacher Leadership (ITL) nos media

DSC07106

O Encontro Internacional da Rede International Teacher Leadership (ITL), realizado no último dia 24 de maio, depois de ter sido notícia dos jornais Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e da TVI, foi também tema de trabalhos na imprensa regional, nomeadamente nos jornais Correio do Minho, Diário do Minho, Diário dos Açores, Açoriano Oriental e Diário de Notícias da Madeira.

Reuniram-se mais de 100 académicos e professores do Reino Unido, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia, Croácia, Turquia, Marrocos e Portugal para partilharem projetos e refletirem sobre as suas práticas de ensino e aprendizagem com colegas de outros contextos, nacionais e internacionais, com o objetivo de melhorarem as aprendizagens e os resultados dos alunos e também a sua formação e desenvolvimento profissional.

No decorrer do Encontro, os participantes comentaram sentir-se “valorizados como professores” e “apreciaram o facto de o projeto apresentar uma perspetiva a partir o interior da escola e não uma visão externa e distante”. Uma professora inglesa destacou “o valor que tem para a construção do conhecimento profissional o contacto com professores de outros contextos, pois isso ajuda a pensar e a fazer a diferença na prática profissional”. Concluiu-se que nos diferentes países há especificidades, mas também muitos problemas comuns, pelo que a partilha de preocupações e de experiências ajuda os professores a sentirem-se apoiados e mais confiantes e resilientes.

O Encontro revelou ainda uma perspetiva inovadora de formação e crescimento profissional dos professores, aliando ao desenvolvimento de competências o aumento da sua motivação,  num contexto de desmotivação generalizada. Em simultâneo com a aprendizagem e o bem-estar dos alunos, os professores criam, através da formação e trabalho em rede, condições de aprendizagem e bem-estar para si próprios, de modo a enfrentarem com competência e entusiasmo os desafios complexos que enfrentam atualmente.

Para consultar as notícias sobre o Seminário e o Ecnontro TEL, já aqui divulgadas em posts anteriores dos jornais Público, Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TVI, clique nos respectivos nomes destes “media”.

Para consultar o artigo do Correio do Minho, clique aqui.

Para consular o artigo do Diário do Minho, clique aqui.

Para consultar o artigo do Diário dos Açores, clique aqui.

Para consultar o artigo do Diário de Notícias da Madeira, clique aqui.

Para consultar o artigo do “Açoriano Oriental”, clique aqui.

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s