“Motivação dos professores diminuiu”: conclusões do Projeto TEL em destaque no jornal “Público”

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Em antevisão da  III Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança, o Jornal “Público” dá destaque na sua edição de hoje, 23 de maio, aos resultados finais do projecto TEL – Teachers Exercising Leadership (“Os professores e o exercício da liderança”) e ao lançamento do livro “Profissionalismo e Liderança dos Professores”, trabalho coordenado pela investigadora do CIEC, Maria Assunção Flores.

Alguns dos números da pesquisa apontam para que 61,6% dos professores admitam que a sua motivação tem vindo a diminuir, desde 2009. No mesmo sentido, 45,5% dos professores inquiridos consideravam que a sua motivação era moderada, ao passo que 17,4% a consideravam baixa, havendo um grupo que admita ser muito baixa (5,4%).

O estudo começou em Janeiro de 2011, pelo que apanhou todo o período de vigência do memorando de entendimento, mas uma vez que o inquérito aos docentes foi aplicado no primeiro semestre de 2012, os dados dizem respeito a um período anterior ao do pedido de ajuda estarna de Portugal, até 2009. Nesse período, 44,5% dos professores dizem que a sua realização profissional também decaiu, ainda que o número dos que dizem que esta se manteve seja muito aproximado deste (41,7%).

Quase a totalidade dos professores considera que a burocracia nas escolas aumentou – 95,4% concordam ou concordam totalmente com a afirmação. O número sobe ainda mais (96,7%) quando a questão colocada se prende com o aumento da carga de trabalho. Três quartos defendem também que aumentou o controlo sobre o seu trabalho e apontam também críticas à comunicação social: 90% dizem que a informação veiculada pelos media tem diminuído o prestígio da profissão docente.

Pode ter acesso à notícia na íntegra clicando aqui.

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