Amanhã, 23/05: III Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança

74

A professora Assunção Flores coordena o III Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança e o Encontro Internacional da Rede International Teacher Leadership (ITL), que contará com a participação do Professor David Frost (ao centro), da Universidade de Cambridge, e do professor Fernando Ilídio, investigador do CIEC.

Começa amanhã o III Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança, organizado em parceria com a rede internacional ITL – International Teacher Leadership   e com a HertsCam Network, sendo coordenado pela investigadora do CIEC Maria Assunção Flores, contando ainda com a participação de outros investigadores do CIEC na sua comissão organizadora (como o professor Fernando Ilídio).

O evento visa discutir os principais resultados do projeto de investigação intitulado TEL –Teachers Exercising Leadership, que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CPE-CED/112164/2009).

Imagem (125)Analisar os desafios e os constrangimentos que se colocam hoje ao trabalho das escolas e dos professores, compreender o modo como os professores (re)constroem o seu profissionalismo e partilhar experiências e estratégias no sentido de potenciar a liderança dos professores nas escolas, não apenas através do exercício de cargos, mas em todos os contextos e processos educativos, incluindo a sala de aula, são os objetivos principais que presidem a este Seminário.

O programa do Seminário inclui o lançamento do livro que reúne os principais resultados do projeto TEL (cuja capa pode conhecer em primeira mão na figura ao lado), e ainda conta com a participação do consultor do Projeto, Professor David Frost, da Universidade de Cambridge, Reino Unido, da professora Amélia Lopes, da Universidade do Porto e do professor António Neto-Mendes da Universidade de Aveiro, que também apresentará o livro “Profissionalismo e Liderança dos Professores”.

Já no sábado, dia 24, realizar-se-a o Encontro Internacional da Rede International Teacher Leadership (ITL), com os objetivos de partilhar e refletir sobre os projetos desenvolvidos pelos participantes ao longo do último ano e discutir estratégias e experiências que podem ajudar os professores a exercer a liderança nos seus contextos de trabalho. Deste encontro participarão além do coordenador e membro fundador da ITL, David Frost, da Universidade de Cambridge, académicos e professores do Reino Unido, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia, Croácia, Turquia e Marrocos, para além dos 66 professores portugueses que fazem parte da Rede de Escolas TEL.

Para mais informações sobre o III Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança, consultar: http://projetotel.wix.com/iiiseminario

Para mais informações sobre oEncontro ITL, consultar:  http://projetotel.wix.com/encontro-itl

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s