Investigadora do CIEC no programa “Sociedade Civil”

leopoldina

Fernanda Leopoldina Viana, investigadora do CIEC, foi uma das convidadas do programa “Sociedade Civil” da RTP2, na sua edição do último dia 7 de Abril.

Em debate esteve a temática dos condicionamentos da aprendizagem na infância e adolescência. Recorde-se que um dos principais eixos de pesquisa da professora Fernanda Leopoldina é o conceito de leitura. A sua investigação foi recentemente reconhecida através da atribuição do Prémio CEGO 2013 a Bateria de Avaliação da Leitura – BAL – que integra provas de avaliação da leitura de palavras, da compreensão de textos apresentados na modalidade oral e da compreensão de textos apresentados na modalidade escrita (leitura).

Poderá assistir à integra das suas intervenções clicando aqui.

 

Estes são apenas alguns exemplos de algumas das últimas publicações da investigadora:

Cadime, I., Ribeiro, I., Viana, F. L., Santos, S., Prieto, G. & Maia, J. (2013). Validity of a reading comprehension test for Portuguese students. Psychotema, Vol. 25, nº 3 , pp. 384-389. (ISSN: 0214-9915; DOI: 10.7334/psicothema2012.288;) 
URL:  http://www.psicothema.es/pdf/4127.pdf
Revista Indexada / Indexed Journal : ISI (0.961), SCOPUS, SJR Q2 (0.53), QUALIS A1

Sucena, A., Carneiro, J. F., Vale, A. P. & Viana, F. L. (2013). The relationship between phonological awareness time and reading abilities: an assessment using self-organizing maps. International Journal on Disability and Human Development, Vol. 12, nº 3 , pp. 341-346. (ISSN: 2191-1231; DOI: 10.1515/ijdhd-2012-0112;)

Revista Indexada / Indexed Journal : SCOPUS; SJR Q2 (0.301), QUALIS B2

Viana, F. L. (2013). Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras (Psychometric Properties of the Word Recognition Test). Psicologia: Reflexão e Crítica, Vol. 26, nº 2 , pp. 231-240. (ISSN: 0102-7972; DOI: 10.1590/S0102-79722013000200003;)

URL:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010279722013000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Revista Indexada / Indexed Journal : ISI (0.68), SCOPUS, SJR Q3 (0.288), QUALIS A1

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s