Comemorações do Dia do Instituto de Educação contam com a participação de membros do CIEC

IE logotipo

A abertura musical da Sessão Solene a partir das 15h00 será agraciada com a presença dos Jovens Cantores de Guimarães sob a direção da Maestrina Janete Ruiz, investigadora do CIEC, e da pianista Ana Raquel Rosa, Aluna do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O repertório eclético a ser apresentado incluirá música de diversos compositores Portugueses.

Algumas breves notas:

Jovens Cantores de Guimarães

77Iniciado em 2011 pela Sociedade Musical de Guimarães e dirigido por Janete Costa Ruiz os Jovens Cantores de Guimarães são um projecto de educação artística que proporciona a jovens entre os 8 e os 18 anos a prática da música coral. Assente no princípio de que todas as crianças sabem cantar, pretende despertar o gosto pelo canto e pela performance, estimulando a criatividade, a imaginação e o espírito de liderança. Tem como principal objectivo alcançar um elevado nível musical, promovendo o contacto com obras de várias épocas e culturas e integra o movimento e a dramaturgia nas suas apresentações, inserindo-se, assim, nas mais recentes correntes de pedagogia coral. Abordando um repertório eclético de música sacra, do mundo e repertório contemporâneo original para coro infantil, privilegia a música portuguesa e tem estreado várias obras de compositores portugueses. 
Em 2012 os JCG acolheram os Petites Chanteurs du Colegge Saint-Pierre (Bruxelas) e participaram no programa International Youth in Concert na Capital Europeia da Cultura – 2012. Cantaram o Hino do Átrio dos Gentios com a Orquestra Geração no encerramento do Átrio dos Gentios, promovido internacionalmente pela Santa Sé – Vaticano, no Auditório Vita, em Braga (2012) e cantaram também com a Orquestra Sub-12. Em 2013 apresentaram-se com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa – CP, levaram o programa Caminhos em itinerância pela região Norte e passaram a integrar o programa internacional VOICE. 

 

Maestrina Janete Ruiz

78Natural do Porto, iniciou os seus estudos de canto com Palmira Troufa e diplomou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo na classe da professora Fernanda Correia, tendo frequentado master classes com Liliane Bizineche, João Paulo Santos, Rudolph Knoll, Rudolf Piernay, Gundula Janowitz, Jill Feldman, Charles Spencer e Enza Ferrari. 

Tem desenvolvido uma diversi?cada carreira como cantora de ópera, recital e oratória, integra o Ensemble Clepsidra e foi membro do Coro Casa da Música, tendo-se apresentado em dezenas de concertos em Portugal e no estrangeiro.  Desde 2005 trabalha com coros infantis e juvenis e dirige desde a sua criação em 2011 os Jovens Cantores de Guimarães.  É membro da International Aliance for Women in Music.  Leciona na Academia de Música Valentim Moreira de Sá – Guimarães.  É licenciada em História da Arte pela Universidade do Porto e Mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra. Em 2012 participou na Choir in Focus – International Conference on the Concepts and Practices of Choral Singing, em Lund, Suécia, com um artigo produzido no âmbito do seu projeto de doutoramento e que foi seleccionado para esse encontro mundial. Frequenta o programa doutoral em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Musical na Universidade do Minho, sob a orientação da Professora Doutora Helena Vieira, investigadora do CIEC,  desenvolvendo investigação na utilização da metáfora e imagética na pedagogia vocal infantil. 

Ana Raquel Rosa

79Natural de Braga, ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – Braga, aos cinco anos de idade. Aos dez anos iniciou os estudos de piano na classe da professor Isabel Lima, na qual se manteve até finalizar o oitavo grau de piano. Participou como executante em masterclasses de piano sob orientação dos professores Helena Sá e Costa, Sofia Lourenço, Luiz Moura Castro, Constantin Sandu, Fernando Puchol, Jonathan Ayerst e Håvard Gimse.

Diplomou-se em Piano na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto na classe do professor Constantin Sandu, tendo estudado Música de Câmara com Ana Mafalda Castro e Florian Petzborn. No ano letivo 2005 / 2006 estudou na Noruega através do programa ERASMUS, na Norges Musikkhøgskole – Oslo, onde trabalhou com os professores Einer Smebye e Håvard Gimse em piano e Jens Harald Bratlie em música de câmara. Participou no Festival Internacional de Música Contemporânea, inserido no Festival ULTIMA, onde executou obras de John Cage, Steve Reich e Terry Riley. Realizou diversos recitais a solo e de música de câmara em Portugal e na Noruega. Leciona na Academia de Música Valentim Moreira de Sá – Guimarães. Frequenta o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, sob orientação da Professora Doutora Maria Helena Vieira, investigadora do CIEC.

Advertisements

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s