Investigadores do CIEC premiados no “World Technology Awards”

 

20130912405793154618
 
 
O interface “t-words”, que ajuda a combater problemas de literacia nas crianças, foi o grande vencedor do prêmio internacional WTA (World Technology Awards) de 2013 na categoria de “Entertainement”:
 
Trata-se do primeiro projeto de uma universidade portuguesa galardoado nesta iniciativa mundial, que visa distinguir “os trabalhos que estão a criar o século XXI e que serão provavelmente os mais importantes a longo prazo nas suas áreas”. 
 
O “t-words” permite às crianças explorarem de forma lúdica sons, palavras e frases. A tecnologia é constituída por blocos físicos que podem ser gravados e recombinados de modo a reproduzir diferentes combinações sonoras. Os mais novos podem, assim, participar em diferentes atividades, como a construção de rimas ou a exploração da sonoridade de palavras e frases, enquanto desenham na superfície dos blocos, criando pequenas narrativas visuais e sonoras. As dinâmicas podem decorrer individualmente ou em grupo, sem necessidade de computador e idealmente no contexto da sala de aula. 
 
O interface foi concebido pelos investigadores Sérgio Gonçalves, Pedro Branco e as investigadoras do CIEC, Cristina Sylla e Clara Coutinho no laboratório engageLab da UMinho. Este projeto resultou de uma colaboração entre o Centro Algoritmi e o Instituto de Educação, sendo financiado por fundos do FEDER (através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
 
“Dada a ênfase do ‘t-words’ na exploração sonora, pensamos que poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia”, explica Pedro Branco, coordenador do engageLab e professor do Departamento de Sistemas de Informação. O “t-words” venceu também recentemente o primeiro prémio na principal conferência mundial sobre entretenimento digital interativo – a International Conference of Advances in Computer Entertainment, realizada no Nepal.
 
Mais informações
 
Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s