Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Organização e Administração Escolar

65Realizaram-se no dia 28 de outubro, às 10h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Organização e Administração Escolar, requeridas pela Mestre Paula Cristina Galrito Bento, tendo como orientadora a Doutora Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira. O júri foi presidido pelo Doutor Nelson Manuel Viana Silva Lima, tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Virgínio Isidro Martins Sá, da Universidade do Minho; Doutora Ana Isabel dos Santos Matias Diogo, da Universidade dos Açores; Doutora Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, da Universidade do Minho; Doutora Maria Fernanda Santos Martins, da Universidade do Minho; e o Doutor Pedro Carvalho da Silva, do Instituto Politécnico de Leiria. No final, a candidata foi aprovada.

Título da Tese: “Da utopia à realidade. Um percurso a desvendar: A Participação dos Pais/EEs no Conselho de Turma”

Resumo: Hoje pretende-se uma escola sem fronteiras, aberta à comunidade educativa, onde as funções dos atores educativos se podem complementar, pela participação e partilha de opiniões entre os intervenientes no processo educativo. A evolução legislativa tem demonstrado recetividade a esta conceção de escola, reforçando a presença dos representantes dos encarregados de educação (RepEEs) no conselho de turma (CT) para que, com a presença destes atores, se possa efetuar a desejada participação e articulação conjunta. A presente investigação procura respostas às seguintes questões: de facto existe participação dos RepEEs no CT?A que nível se insere? Como se processa? O estudo, de teor qualitativo, realizou-se na base de um estudo de caso. A análise recai nas representações dos principais intervenientes neste processo – professores; diretores de turma; RepEEs e alunos – reveladas nas entrevistas feitas aos mesmos. As narrativas díspares dos professores e DTs denotam a existência de um paradoxo, em alguns momentos, ainda que os discursos convirjam para a necessidade presencial e participativa destes atores no CT. Uns são a favor, reconhecem que o contributo destes elementos no CT é uma mais-valia para o trabalho de todos; outros não concordam, alegando que a sua participação ainda não teve reflexos no grupo/turma, considerando que é dispensável a presença desta figura neste órgão; outros ainda são indiferentes à sua presença no CT. No entanto, todos reconhecem benefícios, aceitam a participação das famílias para que exista articulação de atitudes entre as duas perspetivas e consideram importante a sua atuação para o equilíbrio da ação educativa. Os alunos, principais atores e beneficiários da presença e participação dos RepEEs no CT, revelaram-se unânimes nas suas manifestações, evocando que as famílias/EEs deverão ir a todas as reuniões para ficarem com uma perspetiva da turma quer a nível académico quer dos seus comportamentos. Os RepEEs, por sua vez, também se reveem no CT, revelando-se certos de que o seu contributo trará benefícios aos professores, porque ficam a conhecer melhor os alunos; reconhecem também que assim os EEs ficam com uma perspetiva mais real de como a turma vai evoluindo, que os alunos beneficiam das medidas definidas e da articulação sugerida com as famílias/EEs. Porém, não deixaram de referir os escassos minutos que permanecem neste órgão, o que lhes causa muitas vezes ‘frustração’. Continuando a processar-se desta forma, a presença dos RepEEs no CT, poderá levar ao absentismo neste órgão e ao seu afastamento em relação à escola. Em contraponto, constata-se que o pouco tempo de presença dos RepEEs no CT é aproveitado pelos mesmos de acordo com a sua preocupação na abordagem de questões referentes aos seus educandos, não se desenvolvendo a sua ação na dimensão coletiva do grupo/turma. Por outro lado, verifica-se um alheamento dos pais/Efs face à escola de tal forma que os RepEEs referem que não são contatados pelos EEs e que nem os conhecem.

 

64

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s