Conferência “Jogo e Educação”

Integrada no Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança, realiza-se no dia 3 de julho de 2013, às 11h, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, a conferência intitulada “Jogo e Educação” proferida por Edison Roberto de Souza, Professor de Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. A entrada é livre.

 

Resumo

“JOGO E EDUCAÇÃO”.

O seminário proposto buscará refletir e compreender as possibilidades do jogo enquanto ferramenta pedagógica no processo de formação e desenvolvimento da criança em ambiente escolar. A partir de uma breve contextualização histórica, definição de conceitos e triangulação com as teorias sobre o jogo, a discussão convergirá na direção de apresentá-lo como ferramenta pedagógica e, sobretudo, curricular na formação e desenvolvimento da criança. No contexto da educação, é importante compreender essa manifestação lúdica sob três dimensões do corpo infantil no ambiente escolar: Corpo Dominado (Foucault); Corpo Complexo (Morin); Corpo Brincante (Souza). A partir dessa leitura de corpo, podemos vislumbrar as implicações pedagógicas do jogo no processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo unidade, coerência e nexo entre teoria e a prática na perspetiva de compreender suas possibilidades no desenvolvimento das competências cognitivas (ser), produtivas (fazer), relacional (conviver) e motora (mover) da criança. Assim, é necessário perceber essa atividade da cultura lúdica infantil enquanto uma prática real de relações sociais entre as crianças, pois no jogar a criança sonha, fantasia, cria, aceita desafios, resolve problemas e constrói suas possibilidades de desenvolvimento. Ao ousarmos sugeri-los no desenvolvimento formal da criança, não pretendemos desvencilhar o papel da escola na difusão da cultura erudita em detrimento da cultura popular, mas a conciliação destes dois polos essenciais à emancipação do ser humano, como um ser histórico que busca a partir de suas raízes, transformar o mundo e, ao mesmo tempo, preservar sua identidade.

 

Nota Curricular: Edison Roberto de Souza

46

Graduado em 1982 em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1997. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2001. Diretor do Centro de Desportos (Gestão 2012-2016). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) e do Departamento de Educação Física (DEF). Coordenador e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos (NUPPE),Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE), Laboratório de Estudos da Adolescência e Infância (LEIA) e do Projeto Social Brinca Mané, desenvolvido através da parceria entre UFSC e Instituto Ayrton Senna. Presidente da Federação Catarinense de Atletismo de 1985 a 1988. Diretor e Técnico de Atletismo da Federação Catarinense de Desportos Universitários (FCDU) de 1979 a 1984. Avaliador ?ad-hoc? do MEC/INEP de Cursos de Graduação em Educação Física. Tem experiência na área da Educação atuando principalmente com os seguintes temas: formação docente, desenvolvimento humano, tecnologia social de educação pelo esporte, atividade física e saúde, atletismo, esporte escolar, jogo infantil, ludicidade e desenvolvimento infantil.

 

 

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s