Doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade de Educação Musical

40Realizaram-se no dia 13 de junho às 11h, as provas de Doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade de Educação musical, requeridas pelo Mestre António José Ribeiro Pacheco, tendo como orientadora a Doutora Maria Helena Gonçalves Leal Vieira. O júri foi presidido pelo Doutor José Augusto de Brito Pacheco tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Luís Filipe Barbosa Loureiro Pipa, da Universidade do Minho, Doutora Maria Helena Gonçalves Leal Vieira, da Universidade do Minho; Doutor Ricardo Iván Barceló Abeijón, da Universidade do Minho; Doutora Maria José Conde Artiaga Barreiros, do Instituto Politécnico de Lisboa; a Doutora Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota, do Instituto Politécnico do Porto e o Doutor Carlos Alberto dos Santos Almeida, do Instituto de Politécnico de Viana do Castelo. No final, o candidato foi aprovada por unanimidade.

Título da Tese: “O Ensino da Música em Regime Articulado. Projeto de Investigação-Ação no Conservatório do Vale do Sousa”

Resumo: Os projetos pedagógicos das escolas vocacionais de música têm revelado dificuldades de enraizamento nas suas comunidades (nomeadamente, no que concerne às articulações com o chamado ensino genérico) e falta de ambições curriculares diferenciadas capazes de responderem à diversidade da procura. Neste sentido, o presente trabalho de investigação pretendeu questionar o conceito de escola vocacional, assim como testar possíveis redefinições do modelo de ensino da música em regime articulado de frequência e estudar as possíveis vantagens do reforço das articulações pedagógicas do ensino vocacional com o ensino genérico. A Investigação-Ação, enquanto metodologia de pesquisa, corporizou o desenho do estudo e contemplou dois grupos de trabalho: um do ensino vocacional (Conservatório) e outro do ensino genérico da música. Os instrumentos de recolha de dados selecionados incidiram nas grelhas de observação participante, fichas síntese dos sujeitos, registos áudio e vídeo, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados caracterizou-se por uma leitura descritiva e interpretativa minuciosa possibilitada pelos diferentes métodos de recolha e ancorada sobretudo no paradigma qualitativo permitindo a interpretação e a obtenção dos resultados finais. Neste contexto, os resultados musicais obtidos pelos dois grupos de trabalho apontam para uma grande semelhança entre si, não sendo possível discriminar através dos registos áudio e vídeo quais os alunos que são do ensino vocacional e quais os alunos que são do ensino genérico. O ensino da música na escola vocacional e na escola genérica encontra-se mergulhado numa ambiguidade profunda e o conceito de escola vocacional de música não se ajusta às manifestações da diferente população-escolar, A natureza cíclica da Investigação-Ação proporcionou, a determinada altura do processo, a emergência do ensino da guitarra em grupo como resposta às solicitações e motivações dos grupos de trabalho; por outro lado, a revisão curricular em curso (Portaria n° 691/2009, de 25 de junho) que introduz o conceito de ensino instrumental em grupo na escola especializada de música reforçou a opção por esta metodologia de ensino. Neste sentido, verificou-se um grande interesse, entusiasmo e motivação acrescida pelo ensino instrumental em grupo por ambos os grupos de trabalho, apelando, desta forma, para a consciencialização da necessidade de introduzir novas práticas pedagógicas em ambos os ramos de ensino. Assim sendo, o ensino da música necessita de contemplar estratégias pedagógico didáticas de diversificação dos percursos de aprendizagem em articulação com o ensino genérico, introduzir tipologias musicais mais próximas da identidade dos alunos e possibilitar a todas as crianças a aprendizagem de um instrumento musical, independentemente da opção vocacional futura.

41

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s