Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2012/2013

VCruzIntegrada no Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança, realiza-se na sexta-feira, 22 de fevereiro,  às 17h, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, a conferência intitulada “Dificuldades de Aprendizagem: Cérebro, Cognição e Emoção” (ver resumo abaixo), proferida pelo Prof. Vítor Cruz, Professor Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa. A entrada é livre.

 

“Dificuldades de Aprendizagem: Cérebro, Cognição e Emoção”

Dificuldades de Aprendizagem é um termo utilizado há cinquenta anos e, de um modo muito simples, refere-se a um conjunto de alterações nas aprendizagens escolares (e.g., leitura, escrita e matemática) e cognitivas (e.g., atenção, memória), independentemente de se verificarem as adequadas condições socioculturais e pedagógicas.

Não obstante estas características, as Dificuldades de Aprendizagem estão frequentemente associadas a elevadas habilidades percetivas, de imaginação e de criatividade, muitas vezes negligenciadas pela escola, verificando-se que esta experiência escolar negativa acarreta, não raramente, efeitos psicológicos nefastos para o aprendiz.

Não obstante a sua componente neurobiológica ser uma questão incontornável, que abordaremos numa fase inicial da nossa conferência, é necessário ter em consideração que as Dificuldades de Aprendizagem também envolvem aspetos de natureza cognitiva. Deste modo, uma segunda preocupação será exatamente a de refletir sobre esta componente. Por último, e como não podia deixar de ser, será abordada a componente emocional associada às Dificuldades de Aprendizagem, pois aquela é uma constante em todos os comportamentos humanos, não sendo a aprendizagem uma exceção.

 

Nota Curricular

Vítor Cruz, é Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, mestre em Educação Especial e doutorado na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Professor Auxiliar do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Neste momento, para além da lecionação, é o Coordenador do Mestrado em Educação Especial da Faculdade de Motricidade Humana, é o Editor Chefe da Revista de Educação Especial e Reabilitação, e desenvolve investigação no âmbito da avaliação e intervenção na Leitura e nas Dificuldades na Aprendizagem da Leitura.

 

Alguma publicações do Professor Vítor Cruz:

Autor dos livros:

– Dificuldades de Aprendizagem Específicas;

– Uma Abordagem Cognitiva da Leitura; e

– Dificuldades de Aprendizagem: Fundamentos.

Coautor dos livros:

– Educação Cognitiva e Aprendizagem; e

– Programa de Reeducação Cognitiva PASS.

Autor de vários capítulos de livros e artigos relacionados com temas como: Inteligência, Aprendizagem, Cognição, Educação Cognitiva, Dificuldades de Aprendizagem, Dificuldades na Aprendizagem da Leitura, Necessidades Educativas Especiais e outros da especialidade.

 

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s