Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Estudo do Meio Físico

14

 

Realizaram-se no dia 07 de fevereiro às 10h30 , as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Estudo do Meio Físico, requeridas pelo Mestre Paulo Miguel Mafra Gonçalves, tendo como orientador o Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima. O júri foi presidido pelo Doutor Leandro da Silva Almeida tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, da Universidade do Minho; Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, da Universidade do Minho;

Doutora Zélia Ferreira Caçador Anastácio, da Universidade do Minho; Doutor Fernando Manuel Seixas Guimarães, da Universidade do Minho; Doutora Maria Luísa Vieira das Neves, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Doutora Rosa Branca Cameira Tracana Pereira, do Instituto Politécnico da Guarda. No final, o candidato foi aprovado por unanimidade.

 Título da Tese: “Os Microrganismos no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: Abordagem Curricular, Conceções Alternativas e Propostas de Atividades Experimentais”

Resumo: o presente estudo debruça-se sobre o tema “microrganismos” e direciona-se ao 1.° e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Tem como finalidade criar e aplicar um conjunto de atividades experimentais para o ensino de conteúdos de microbiologia, inseridos na área de Estudo do Meio, valorizando o ensino experimental das ciências no 1.° CEB. Para o efeito, o trabalho divide-se em três grandes partes que se encontram interligadas. Na primeira, analisasse a abordagem de conteúdos relacionados com os microrganismos nos programas e manuais do 1.° e 2.° CEB, nas áreas de Estudo do Meio e de Ciências da Natureza, respetivamente, procurando saber o tipo de abordagem realizada, a importância dada ao tema, assim como os conteúdos relacionados e os momentos onde podem ser explorados. Na segunda parte do estudo faz-se um levantamento das conceções alternativas relativamente aos microrganismos, que os alunos trazem para a sala de aula no final do 1.° e 2.° CEB. Na terceira, e última parte, aplica-se uma intervenção educativa em alunos do 4.° ano de escolaridade, com um conjunto de atividades experimentais acerca dos microrganismos e verifica-se a mudança conceptual relativamente ao tema. Para o desenvolvimento deste estudo, definiram-se a priori quatro parâmetros de análise que tiveram presentes ao longo das três fases da investigação: i) microrganismos e o mundo vivo; ii) microrganismos e alimentos; iii) microrganismos e saúde; iv) microrganismos na indústria, tecnologia e ambiente. Relativamente às técnicas e instrumentos de recolha de dados, na primeira fase, optou-se por um estudo exploratório tendo-se realizado uma análise de conteúdo, utilizando grelhas de análise e recorrendo a categorias definidas a priori. Na segunda fase, utilizou-se um questionário com categorias definidas a priori para a análise de questões fechadas e categorias definidas a posteriori para a análise de desenhos. Por sua vez, na terceira fase foi realizado um estudo do tipo descritivo, obedecendo a um desenho de investigação pré experimental, tendo sido aplicado um questionário pré-teste e pós-teste a um grupo de alunos com a realização de uma intervenção experimental a meio. Desta forma, verificámos que o tema “microrganismos” pode ser explorado pela via experimental no 1.° CEB e contribuir para uma melhor compreensão do mundo físico-natural envolvente da criança combatendo, por um lado, uma visão incompleta da biodiversidade, e, por outro, promovendo o 13desenvolvimento de competências científicas básicas e complexas, aspetos que contribuem para o aumento da sua literacia científica. Analisando os resultados obtidos torna-se evidente a importância da inclusão da temática “microrganismos” no programa e orientações curriculares do 1.° CEB, de forma a evidenciar a importância vital do papel dos microrganismos tanto nos sistemas biológicos, como em diversas atividades úteis ao Homem e que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida.

Advertisements

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s