Realizaram-se no dia 29 de janeiro, às 14h30 , as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Física, Lazer e Recreação, requeridas pelo Mestre João Eloir Carvalho, tendo como orientadora a Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira. O júri foi presidido pelo Doutor Leandro da Silva Almeida tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, da Universidade do Minho; Doutor António Camilo Teles Nascimento Cunha, da Universidade do Minho; Doutora Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas, do Instituto Politécnico de Santarém; Doutor Fernando Marcelo Ornelas Melim, DREN Madeira; e a Doutora Maria Lourdes Gisi, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. No final, o candidato foi aprovada por unanimidade.
Título da Tese: “Os benefícios das atividades lúdicas para a prevenção do bullying no contexto escolar”
Resumo: A violência na sociedade contemporânea revela a necessidade de um olhar mais aprofundado sobre suas formas de manifestação e consequências. O bullying, conceituado como agressões entre pares, de caráter repetido e frequente é pouco estudado no Brasil; o entendimento de seus conceitos, manifestações e meios de intervenção tornam-se fundamentais, devido ao seu crescimento. A escola como instituição social e democrática, recebe influências e influencia o meio e as pessoas que por ela passam, apontada como um lugar em que a violência encontra maior espaço e se desenvolve de forma particular, analisar suas relações com a agressão entre pares é uma necessidade imediata e atual. As atividades lúdicas concebidas como a prática das relações sociais, manifestadas através dos jogos e brincadeiras, podem ser um importante componente educativo. Portanto, “relacionar o bullying, a escola e o lúdico, é um desafio que visa contribuir para a resolução dos conflitos que ocorrem no ambiente escolar, de forma assertiva, através da aprendizagem realizada em jogos e brincadeiras que oportunizem momentos de alegria, onde as crianças possam em condições seguras, expressar sua agressividade e ao mesmo tempo respeitar e conviver com o outro, por meio da brincadeira. Este estudo descritivo, teve o objetivo de identificar o conhecimento e a incidência dos casos de bullying, bem como os benefícios das atividades lúdicas, para a redução das práticas agressivas entre pares em escolas públicas, apresenta também um estudo de intervenção que está organizada em três estudos. No primeiro estudo participaram 65 profissionais de quatro escolas públicas da cidade de São José dos Pinhais – PR; no segundo estudo participaram 920 alunos de 3a e 4a séries, de ambos os sexos, das mesmas escolas; para o terceiro estudo foram selecionadas duas escolas, uma delas denominou-se de controle e na outra foi realizado uma intervenção com atividades lúdicas, durante um período de 5 meses. Após este período houve a reaplicação dos questionários com 457 alunos das duas escolas, para se analisar os benefícios da intervenção. Os principais resultados revelaram que: a) as escolas do bairro apresentam alta incidência de violência; b) a maioria dos participantes não conhecem ou pouco conhecem o bullying; c) as palestras educativas, conversa com os alunos e as atividades lúdicas foram apontadas como melhor meio de intervenção; d) todas as escolas participantes possuem casos de violência entre pares; e) a forma de agressão mais utilizada são as verbais (xingamentos e ameaças); f) o recreio é o local de maior incidência dos casos de bullying; g) os meninos estão mais envolvidos como agressores e vitimas de bullying; h) houve uma melhoria nas relações e na cooperação entre as crianças que participaram da intervenção; i) o número de agressões repetidas e permanentes aumentou na escola controle e diminuiu na escola de intervenção. Os resultados da pesquisa apontam uma redução nos números relativos ao envolvimento dos alunos em casos de bullying após o período de intervenção, o que comprova a eficiência da aplicação das atividades lúdicas para a redução do bullying no contexto escolar.