Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2012/2013

23 de janeiro de 2013 | Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação

7

No âmbito do Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança, realiza-se na quarta-feira, dia 23 de janeiro de 2013, às 17:00 horas, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, a conferência intitulada “Reflexões sobre a evolução dos currículos na educação básica” proferida pelo Prof. Cândido Varela de Freitas, professor catedrático jubilado da Universidade do Minho. A entrada é livre.

Resumo
“Reflexões sobre a evolução dos currículos na educação básica”
Uma das questões fulcrais na organização curricular consiste em responder à pergunta “que deve a criança (jovem, adulto) aprender na escola?”. Se pensarmos na educação básica, a resposta tem parecido simples, apoiada na velha tríade do saber “ler, escrever e contar” e temperada com mais algumas competências que não têm sido, ao longo dos tempos, sempre as mesmas. Pareceu-me interessante refletir sobre este tema nos dias de hoje, que colocam problemas novos e complexos que são desafiantes para os decisores das políticas educativas. Estabelecendo as bases para tal reflexão haverá lugar para revisitarmos as posições de clássicos do currículo, como John Dewey, e lembrarmos as relações que a educação tem com outras ciências, o que por vezes é esquecido.
Um conjunto de reflexões não supõe propriamente uma conclusão: o que se pretende é que, após elas, cada um se sinta mais capaz de pensar na resposta que mais o/a satisfaça.

Nota Curricular
Cândido Manuel Varela de Freitas, é Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Minho, onde presidiu ao Instituto de Estudos da Criança e foi Vice-Presidente do Conselho Académico da Universidade (2004-2006). Anteriormente, foi presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve/Instituto Politécnico de Faro, e desempenhou cargos relevantes em serviços do Ministério da Educação. Como consultor, integrou equipas que colaboraram em programas educacionais em Moçambique (Banco Mundial) e em S. Tomé e Príncipe. Os seus principais interesses situam-se na área do currículo, da avaliação educacional e das tecnologias da informação.

Advertisements

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s