Em continuação da retrospectiva de doutoramentos concluídos no CIEC em 2012, o de Jorge Manuel Passos Martins, orientado pelo membro do CIEC Fernando José Fraga de Azevedo, foi o sétimo do ano, em 4 de Junho:
Título da Tese: “A Literatura na Escola: conceções, práticas e receção pelos alunos – Um estudo de caso da realidade portuguesa”.
Resumo: Este trabalho analisa as conceções dos professores e as suas práticas relativamente à leitura e à literatura infantil e juvenil, prestando igualmente atenção à receção que os alunos manifestam destes conceitos. A pesquisa foi realizada nos anos de 2007/ 2008, através de um estudo de caso etnográfico, num conjunto de seis turmas do Ensino Básico, representativas do universo de um agrupamento de escolas. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de um conjunto de lacunas por parte dos professores ao nível de conhecimentos teóricos e práticos nestas áreas, pelo que se implementou um programa de formação junto destes mediadores. O objetivo era o de averiguar em que medida os clubes de leitura (Raphael, Pardo & Highfield, 2002; Raphael, Florio-Ruane, George et ai, 2004; Reilly, 2008; Hall, 2009; Lapp & Fisher, 2009; Certo, Moxley, Reffitt & Miller, 2010) potenciavam o desenvolvimento da competência literária e da literacia nos alunos envolvidos. Através de uma metodologia de investigação-ação, implementou-se um programa de leitura fundamentado na literatura em quatro turmas do 1.0 ciclo do Ensino Básico e duas do 2.0 ciclo do Ensino Básico, tendo-se verificado que pela dinâmica do clube de leitura, os professores, através de formação, assimilaram conhecimentos teóricos, assim como estratégias inovadoras de promoção da leitura. Para além disso, os alunos, aos quais foi dada a oportunidade de interagir com obras literárias para crianças e jovens potenciadoras da fruição leitora e aumento da competência literária, registaram um incremento nas atividades de natureza literácica.