Retrospectiva 2012: Doutoramento em Estudos da Criança

No primeiro dia útil de 2013, continuamos com a retrospectiva de doutoramentos concluídos no CIEC durante o ano que cessou.

A prova do sexto doutoramento de 2012 foi a de Isabel Maria Pinto do Souto e Melo, realizada em  24 de maio:

37

 

Título da Tese: “Da Poesia ao Desenvolvimento da Competência Literária: Propostas Metodológicas e Didáticas para o Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”

Resumo:

Tendo por base os resultados de diversos estudos nacionais e europeus sobre os níveis de literacia dos portugueses, o desenvolvimento da proficiência na leitura foi assumido como um desígnio educativo nacional. Na sequência desta atual preocupação, este estudo procura demonstrar que a poesia, dadas as suas
particularidades linguísticas, literárias e estéticas, constitui um género literário privilegiado no aperfeiçoamento da competência literária. No entanto, vários indicadores apontam para a forma equivocada com que a poesia tem vindo a ser trabalhada nas nossas escolas, principalmente nos primeiros níveis de escolaridade. Por conseguinte, defende-se nesta dissertação uma configuração apelativa da prática pedagógico-didática relativamente à abordagem da poesia em sala de aula, que passa, antes de mais, pela sensibilização dos professores para a necessidade de conhecerem as características do texto poético e as suas potencial idades na formação de leitores competentes, críticos e reflexivos. Assim, na primeira parte, apresenta-se um quadro teórico, alicerçado por estudos literários recentes sobre poesia, competência literária e fruição estética. Neste enquadramento, apresenta-se uma reflexão sobre o leitor, mais concretamente sobre as necessidades e especificidades da criança leitora, e definem-se as principais particularidades da linguagem poética nos textos de potencial receção infantil.

Seguidamente, procede-se ao estudo do tratamento metodológico da poesia na realidade educativa portuguesa. Analisam-se os documentos oficiais que regulam o sistema de ensino português, bem como as mais recentes38
medidas educativas no âmbito da Língua Portuguesa, procurando saber-se de que forma estas ações normativas contemplam a aprendizagem da poesia na promoção da competência literácita. Para melhor se conhecer a prática docente, relativamente à abordagem da poesia em sala de aula, aplicou-se um Inquérito por Questionário nas escolas de 1.° e de 2.° Ciclos de um dos concelhos do distrito do Porto. Os resultados, associados aos outros instrumentos analisados, confirmam os pressupostos iniciais deste estudo sobre o desaproveitamento deste género literário, em contexto escolar, na promoção do leitor cooperativo e reconstrutor de sentidos. Na terceira parte desta investigação, recorrendo a textos poéticos de autores contemporâneos portugueses, são apresentadas estratégias e propostas de atividades pedagógico-didáticas para a abordagem da poesia nos 1.° e 2.° Ciclos. Este estudo, ao subscrever um programa de leitura fundamentado na literatura, procura contribuir para a afirmação da transversalidade dos saberes no âmbito do Ensino Básico, atendendo ao facto de que não é possível isolar a leitura, e a leitura da poesia em particular, do desenvolvimento das outras competências em língua materna nem dos conhecimentos correspondentes aos domínios de outras áreas disciplinares. Por outro lado, decorrente do anterior pressuposto, pretende-se promover a melhoria das práticas de ensino aprendizagem da poesia no contexto do 1.° e do 2.° Ciclos.

 

Advertisements

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s