Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular

101Realizaram-se no dia 06 de dezembro, às 10h45, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Ermelinda Monteiro Silva Cardoso, tendo como orientadora a Doutora Maria Assunção Flores Fernandes. O júri foi presidido pelo Doutor Carlos Alberto Vilar Estêvão tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, da Universidade do Minho; Doutora Maria Teresa Ribeiro Pessoa, da Universidade de Coimbra; Doutora Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes Tomaz, da Universidade de Aveiro; Doutor José Carlos Bernardino Carvalho Morgado, da Universidade do Minho; e o Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, da Universidade do Minho. No final, a candidata foi aprovada por unanimidade.

Título da Tese: “Problemas e Desafios na Formação Inicial de Professores em Angola: Um estudo nos ISCED da Região Académica II”

Resumo: A formação de professores constitui a pedra angular para o desenvolvimento de qualquer sociedade. A formação e o desenvolvimento de conhecimentos e competências para a docência, nos dias de hoje, constituem os aspetos que mais preocupam as políticas e os sistemas educativos, se tivermos em conta as novas funções que são exigi das às escolas e, concomitantemente, aos professores. Os paradigmas de formação de professores expressam as ações e práticas que implicam a determinação da finalidade desse processo, tendo em conta o perfil que se deseja. A formação de professores tem sido explorada na literatura especializada a partir de duas grandes perspetivas: perspetiva centrada na ajuda e apoio ao aluno futuro professor na construção da identidade profissional, que confere ao processo formativo um caráter individual e a perspetiva centrada no carácter colaborativo, ou seja, direcionada para os processos de formação permanente, de desenvolvimento profissional, entre outros. O objetivo deste estudo foi compreender o processo de formação e desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes nos alunos futuros professores no seu processo de formação inicial, especificamente no contexto dos Institutos Superiores de Ciências da Educação circunscritos à Região Académica II, localizados na região central litoral de Angola. Procurou-se analisar e discutir o modelo de organização curricular de formação de professores, as políticas de formação inicial e as competências essenciais a desenvolver no futuro profissional de ensino face às exigências da reforma curricular em curso desde 2004. Realizámos esta investigação, através de um inquérito por questionário, a uma amostra de 275 alunos futuros professores do 4° ano do curso de Pedagogia, regular e pós-laboral, com o propósito de compreendermos em que medida o atual modelo permitia o desenvolvimento de conhecimentos e de competências necessárias ao exercício da docência bem como a visão do processo de formação na perspetiva dos estudantes. Também foi realizada, com igual objetivo, uma entrevista ai 30 formandos, no sentido de aprofundar os dados recolhidos através do questionário. Foi também realizado um questionário a 47 professores formadores, no sentido de analisarmos a sua visão sobre o modelo de formação de professores, bem como a sua organização curricular e o modo como possibilita o desenvolvimento de conhecimentos e competências profissionais, de modo a fazer face aos desafios inerentes à profissão docente no atual contexto angolano. De igual modo, e tendo em conta o mesmo objetivo, foram efetuadas 13 entrevistas a 13 formandos. Terminámos o processo de recolha de informação com a realização de entrevistas a 5 decisores políticos, com o objetivo de conhecermos a sua perspetiva sobre a formação de professores e as políticas de formação inicial. Os dados recolhidos através do questionário foram tratados através do programa SPSS, versão 19.0, e os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo. No sentido de se apresentar, de modo mais esclarecedor e compreensivo, os dados, optou-se por uma abordagem integrada no sentido de analisar as perceções dos alunos. futuros professores, dos, professores formadores e dos decisores políticos. A análise dos dados obtidos através dos questionários e das entrevistas permitiram-nos concluir que o modelo atual nos ISCED é sobretudo academicista e enciclopédico, que inclui uma breve e ténue formação pedagógica devido ao pouco tempo para esta componente. Os conhecimentos e competências situam-se na aprendizagem das situações a nível das dimensões de uma aula e da formulação dos objetivos didáticos, ficando para trás os aspetos que promovem competências para a autonomia da aprendizagem do professor e que favorecem o seu desenvolvimento profissional. Da leitura dos resultados emergem as seguintes conclusões: curta duração da prática pedagógica; falta de coerência entre a formação e a prática esperada do futuro professor; subjetividade na avaliação das aprendizagens; excesso de alunos por professor/orientador de Prática Pedagógica, desarticulação entre os professores de Prática Pedagógica I e 11. Conclui-se, também, que não existe uma articulação entre a política de formação e o modelo adotado, na medida em que os Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED), encarregues de formar professores pa100ra as escolas de formação de professores, para o Magistério Primário e, de modo geral, para todo o sistema educativo, se inscrevem em modelos de formação que se afastam das políticas do Ministério da Educação. As implicações deste estudo são discutidas a nível da formação de professores no contexto dos ISCED afetos à Região Académica II, o que não significa que não possam ser generalizadas a outras instituições, desde que se tenham em consideração as características específicas do contexto.

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