Retrospectiva 2012: Doutoramentos do CIEC

Na retrospectiva 2012 de trabalhos do CIEC damos agora lugar aos doutoramentos cujas defesas foram finalizadas ao longo deste ano, seguindo uma ordem cronológica.

 

35

 

 

36

 

Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica
Data / Date : 06-01-2012
Autor / Author : Sara de Barros Araújo
Instituição / Institution : Universidade do Minho
Curso / Course : Doutoramento em Estudos da Criança, Metodologia e Supervisão em Educação de Infância
Orientador / Supervisor : Júlia Fátima Domingues Bastos Oliveira-Formosinho, João Manuel Formosinho Sanches Simões
Mais informações / More info | Repositorium

 

 

Resumo:

O presente estudo visa aprofundar a compreensão de processos de transformação praxiológica em contexto de creche. Esta intenção primeira relacionou-se com evidências relativas a estes serviços de educação e cuidados para crianças até aos 3 anos, em Portugal, nomeadamente a forte necessidade social associada aos mesmos, a baixa qualidade que tem vindo a ser evidenciada em alguns estudos e a quase total ausência de investigação que se detenha na análise de processos de reconstrução praxiológica nestes contextos, visando a sua qualificação. Considerando estas circunstâncias, foi desenvolvido um estudo de caso em investigação-ação em duas salas de creche localizadas na cidade do Porto. O estudo apresentou enquanto objetivos específicos: (a) aprofundar conhecimentos acerca de propostas pedagógicas socio-construtivistas especificamente concebidas para os contextos de creche; (b) compreender as práticas de educadoras de infância em dimensões pedagógicas centrais da ação profissional em creche; (c) desenvolver um processo de formação em contexto, de natureza colaborativa, com vista à desconstrução e reconstrução da pedagogia; (d) compreender os conteúdos e processos mais relevantes da formação em contexto na desconstrução e reconstrução da pedagogia; (e) avaliar e compreender os efeitos da formação em contexto na aprendizagem das educadoras de infância, em dimensões pedagógicas centrais da ação profissional em creche; (D avaliar e compreender os efeitos da formação em contexto no bem estar, envolvimento e experiências de aprendizagem das crianças.

O estudo integrou uma fase de avaliação multimetódica inicial da qualidade das salas, que possibilitou a sua caracterização do ponto de vista de dimensões pedagógicas preestabelecidas e de temas emergentes. Seguiu-se um processo de formação em contexto, mediado por uma formadora em contexto, concomitantemente investigadora. Este processo foi desenvolvido ao longo de 58 encontros de trabalho, visando a transformação da qualidade através de processos de experimentação, envolvendo espirais de ação e reflexão. A avaliação multimetódica dos efeitos da formação em contexto evidenciou o seu impacto positivo na aprendizagem profissional das educadoras de infância, associado a uma evolução positiva da qualidade das salas, desde níveis baixos para níveis médios, em diferentes dimensões da pedagogia: organização do espaço e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança, atividades e projetos, e observação, registo e interpretação da experiência da criança. Os resultados evidenciaram ainda efeitos positivos ao nível do bem-estar e, sobretudo, do envolvimento das crianças, bem como no que concerne a quantidade e equilíbrio das suas experiências de aprendizagem. Do ponto de vista dos conteúdos e processos da formação em contexto, os dados permitiram aceder à importância percebida dos referenciais pedagógicos específicos à ação em creche, do trabalho em equipa, de uma abordagem contextual à formação, da mediação pedagógica, bem como aos efeitos detrimentais representados pelos obstáculos organizacionais e à incompletude e complexidade inerente ao processo transformativo. O estudo subscreve a necessidade de focalização em estudos de cariz praxiológico, como via privilegiada de construção de conhecimento, de reconstrução das práticas e de melhoria da qualidade dos contextos de creche, tarefas inalienáveis na concretização de direitos substantivos de crianças e adultos.

Advertisements

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s