Doutoramento em Educação

Realizou-se no dia 24 de Julho de 2012 as provas de doutoramento da investigadora do CIEC, Josélia Fonseca, aluna do curso de Doutoramento em Educação, pela Universidade dos Açores, intitulada “A CIDADANIA COMO PROJECTO EDUCACIONAL: Uma Abordagem Reflexiva e Reconstrutiva”, tese que foi orientada pela Professora doutora Maria do Céu Patrão Neves, Professora Catedrática da Universidade dos Açores e pela Maria Luisa García Alonso, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora do CIEC.

O abstract do trabalho é abaixo descrito:

O presente trabalho de investigação tem como finalidade compreender o sentido e o lugar da educação para a cidadania no currículo da escola actual e contribuir para que este processo educativo se torne um pilar estruturante na formação dos alunos enquanto “pessoas”. Na sociedade do século XXI, a educação para a cidadania não pode continuar arreigada a um processo de instrução cívica que se revela inadequado para formar as “pessoas” enquanto cidadãos activos e responsáveis.

No referencial teórico que sustenta este trabalho, entende-se a educação para a cidadania como um processo educativo global e integrado, fundamentado numa ética da responsabilidade, que visa a promoção da formação do cidadão enquanto unicidade dinâmica do eu, na sua dimensão singular e na sua dimensão comunitária.

Tendo em consideração as exigências da educação para a cidadania na sociedade actual, achamos pertinente envolver a escola e os professores num trabalho de investigação-acção colaborativa, que lhes permitisse analisar e reflectir como concebiam e desenvolviam o processo educativo para a cidadania e potenciasse a inovação das suas teorias práticas neste domínio.

Participou neste trabalho de investigação uma comunidade de aprendizagem, constituída pela investigadora principal e por dez professores de dois conselhos de turma, um do 8º e outro do 9º ano de escolaridade, de uma Escola Básica Integrada da Ilha Terceira.

O desenvolvimento do processo de investigação-acção colaborativa organizou-se em vários ciclos e fases, e sustentou-se prioritariamente numa acção de formação reflexiva e contextualizada, em modalidade de oficina, na qual os professores apreenderam novas perspectivas de educação, cidadania, desenvolvimento curricular e profissional, que concretizaram num projecto curricular integrado para a cidadania, nos seus conselhos de turma. No decorrer do processo foram adoptados diferentes procedimentos de recolha e análise de dados: entrevistas exploratórias e questionário diagnóstico e final; diversos instrumentos de registo; diário do investigador; relatórios da oficina de formação; entrevistas de seguimento em grupo, que possibilitaram a monitorização das mudanças produzidas pelos professores no processo educativo para a cidadania e no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

No final deste estudo, verificámos que os professores participantes evidenciaram transformações significativas na forma como concebem e desenvolvem a educação para a cidadania, associando-a a uma ética da responsabilidade e desenvolvendo este processo educativo de forma intencional e integrada.

Advertisements

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s