Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2012/2013

26 de outubro de 2012 | Anfiteatro do Instituto de Educação

No âmbito do Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança, realiza-se na sexta-feira dia 26 de outubro de 2012 às 17:00 horas, no Anfiteatro do Instituto de Educação, a conferência intitulada “Libertação, etnociência e investigação educacional” proferida pelo Prof. Joaquin Giménez Rodríguez da Faculdad de Formación del Professorado da Universidad de Barcelona, Espanha. A entrada é livre.

Resumo:
“Libertação, etnociência e investigação educacional”
A investigação educacional, nos últimos anos, tem-se preocupado com as relações entre educação e democracia, baseadas nas contribuições da didática específica para averiguar como formar os alunos através do diálogo freiriano. No caso da educação matemática, é realmente nova essa perspetiva, dadas as tradições por um lado dedutivista e por outro empiricista da nossa ciência. Em particular, serão revistos os planeamentos de Ubiratan d Ambrosio no que toca à transdisciplinaridade e à valorização dos alunos e do professor como construtores da ciência. Isto é, a etnociênca. Colocaremos exemplos de investigações sobre o uso da comunicação libertadora e sobre o uso do debate democrático nas aulas, que educa na competência de comunicação científica e constrói conhecimento.

Nota Curricular
Joaquin Giménez Rodriguez é professor catedrático da área de conhecimento de didática da matemática na Faculdad de Formación del Profesorado da Universidad de Barcelona. Orientou 16 teses de doutoramento e 14 de mestrado. Autor ou Co-autor de mais de 120 artigos, 150 comunicações em congressos internacionais e 60 livros na área. Orientou seminários e conferências em 14 universidades espanholas e em 20 outros países. Foi o coordenador em Espanha do projeto europeu “Transfroming mathematics education through teaching-research methodology. (PDTR).” Atualmente participa no projeto do plano espanhol de investigação Evaluación y desarrollo de competencias profesionales en matemáticas y su didáctica en la formación inicial de profesores”. Nos últimos tempos tem vindo a interessar-se pelo tema da democracia na educação matemática.

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s