Projeto IP – LIGHT


 

 

 

 

No âmbito do programa Erasmus, e pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto de Educação participou no Programa Intensivo IP-LIGHT que decorreu em Ioannina (Grécia) de 11 a 22 de junho de 2012, com a participação dos Professores do CIEC Graça S. Carvalho e Fernando Guimarães, bem como quatro alunas do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, uma aluna do curso de Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e um aluno do curso de Mestrado de Matemática e Computação.

Este projeto IP-LIGHT, com a duração de duas semanas, tem como objetivo reforçar os conhecimentos e as competências profissionais dos futuros professores do ensino básico (1.º e 2.º Ciclos) na área das ciências e matemática, de forma didática inovadora e pedagogicamente rico, com abordagens de aprendizagem abertas e flexíveis. Inclui workshops, seminários e atividades científicas pedagógicas e culturais, em torno de um tópico científico fundamental das ciências, a LUZ, que é abordado de uma forma multidisciplinar: Física, Matemática, Biologia, Saúde, etc.

O primeiro ano deste projeto (2010) foi dedicado ao tema “Light”, no segundo (2011) foi sobre “Light and sustainability” e em 2012 foi sobre “Light in Science and Society”.
Este projeto promove a cooperação entre universidades e empresas, como museus de ciência, centros de ciência e parques ambientais no âmbito de “ciência para todos os cidadãos”. Contribui para a modernização do ensino superior, especialmente fomenta a ligação da ciência à cultura. Participam neste projeto sete universidades europeias dedicadas à educação e estudos da criança do ensino básico (desde o pré-escolar até ao 2.º ciclo), nas suas específicas vertentes:

• Universidade de Ioannina, Grécia – Inovação na utilização da atividade cultural-histórico-teórico na Educação em Ciências.
• Universidade do Minho, Portugal – Desenvolvimento do conhecimento científico e contribuição dos manuais escolares (Biologia) e exploração da geometria projetiva (Matemática)
• Universidade de Nápoles, Itália – Ensino de ciências em espaço livre (“out door”).
• Universidade de Eindhoven, Holanda – Rede de educação em ciências na Europa.
• Universidade de Chipre, Chipre – Abordagem psicológica na educação científica, especialmente, sobre o desenvolvendo do pensamento crítico.
• Universidade de Kalmar, Suécia – Desenvolvimento do conceito de “Natureza da Ciência na Escola” (NOSS – Nature of Science in School).
• Universidade da Cidade de Dublin, Irlanda – Ensino aberto e à distância na formação de professores.

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s