III Encontro Nacional de Educação Básica, 12 e 13 de Outubro de 2012

III Encontro Nacional de Educação Básica

Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB

12 e 13 de Outubro de 2012 – Departamento de Educação / Universidade de Aveiro

No contexto da implementação do Processo de Bolonha (Decreto-Lei 74/2006) e do novo regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e no ensino básico (Decreto-Lei nº 43/2007 de 22 de Fevereiro), as instituições de Ensino Superior nacionais, ligadas à formação de professores, levaram a cabo a reorganização dos seus cursos atendendo às componentes assinaladas na lei, a saber, formação nas áreas de docência, didáticas específicas, formação educacional geral, formação cultural social e ética, formação em metodologias de investigação educacional e iniciação à prática profissional.

Na senda dos dois encontros anteriores de partilha de experiências, em momentos de viragem, no que respeita à formação destes profissionais – aquando da conclusão dos primeiros cursos de licenciatura de docentes para o pré-escolar e 1.º CEB (2001-2002) e no final dos primeiros cursos de licenciatura em Educação Básica (2009-2010) – o Departamento de Educação da Universidade de Aveiro propõe-se realizar, uma vez mais, um Encontro focalizado na formação de profissionais ao nível da educação pré-escolar e ensino básico. De facto, concluídas as primeiras edições dos cursos de Mestrado profissionalizante (educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico), importa confrontar abordagens adotadas em diferentes instituições de ensino superior, conhecer a diversidade de experiências de formação vividas, perceber limitações e oportunidades dos novos cursos.

Que avaliação fazemos destes novos planos de estudos?

Que mais-valias ganharam os nossos alunos, futuros professores e educadores?

Que articulação tem sido possível fazer entre as várias componentes?

Que dificuldades têm sido sentidas?

Qual o lugar da investigação na formação destes profissionais?

Como se tem articulado com a prática de ensino?

Que profissionais de educação estamos a formar?

Que estratégias têm sido utilizadas?

São finalidades do encontro:

•    Promover o debate e a reflexão sobre a natureza da formação de educadores e de professores para o ensino básico.
•    Divulgar boas práticas de formação de Educadores e Professores do Ensino Básico.
•    Construir uma rede de formadores e investigadores sobre as questões da formação de profissionais da educação para os primeiros anos de escolaridade

São destinatários do Encontro todos aqueles que têm assumido responsabilidades ao nível da investigação e da formação nos cursos de Licenciatura em Educação Básica e de Mestrados profissionalizantes em Ensino (Pré-escolar e Básico) – docentes, professores/educadores cooperantes e investigadores.

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