Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Literatura para a Infância

Realizaram-se no dia 04 de junho às 15:00 horas, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Literatura par a Infância, requeridas pelo Mestre Jorge Manuel Passos Martins, tendo como orientador o Doutor Fernando José Fraga de Azevedo. O júri foi presidido pelo Doutor Leandro da Silva Almeida tendo estado presentes os seguintes vogais: Doutor Fernando José Fraga de Azevedo, da Universidade do Minho; Doutora Ângela Maria Franco Martins Coelho da Paiva Balça, da Universidade de Évora; Doutora Maria da Graça Guilherme de Almeida Sardinha, da Universidade da Beira Interior; Doutora Íris Susana Pires Pereira, da Universidade do Minho; e a Doutora Sara Raquel Duarte Reis da Silva, da Universidade do Minho. No final, o candidato foi aprovado por unanimidade.

Título da Tese: “A Literatura na Escola: conceções, práticas e receção pelos alunos – Um estudo de caso da realidade portuguesa”. 

Resumo: Este trabalho analisa as conceções dos professores e as suas práticas relativamente à leitura e à literatura infantil e juvenil, prestando igualmente atenção à receção que os alunos manifestam destes conceitos. A pesquisa foi realizada nos anos de 2007/ 2008, através de um estudo de caso etnográfico, num conjunto de seis turmas do Ensino Básico, representativas do universo de um agrupamento de escolas. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de um conjunto de lacunas por parte dos professores ao nível de conhecimentos teóricos e práticos nestas áreas, pelo que se implementou um programa de formação junto destes mediadores. O objetivo era o de averiguar em que medida os clubes de leitura (Raphael, Pardo & Highfield, 2002; Raphael, Florio-Ruane, George et ai, 2004; Reilly, 2008; Hall, 2009; Lapp & Fisher, 2009; Certo, Moxley, Reffitt & Miller, 2010) potenciavam o desenvolvimento da competência literária e da literacia nos alunos envolvidos. Através de uma metodologia de investigação-ação, implementou-se um programa de leitura fundamentado na literatura em quatro turmas do 1.0 ciclo do Ensino Básico e duas do 2.0 ciclo do Ensino Básico, tendo-se verificado que pela dinâmica do clube de leitura, os professores, através de formação, assimilaram conhecimentos teóricos, assim como estratégias inovadoras de promoção da leitura. Para além disso, os alunos, aos quais foi dada a oportunidade de interagir com obras literárias para crianças e jovens potenciadoras da fruição leitora e aumento da competência literária, registaram um incremento nas atividades de natureza literácica.

 

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s