PROGRAMA DE AÇÕES UNIVERSITÁRIAS INTEGRADAS LUSO-FRANCESAS, CONVOCATÓRIA 2013 AO PAULIF

 

Encerra a 22 de junho a convocatória publicada pelo CRUP, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, para projetos de formação em parceria e/ou de teses em cotutela no âmbito do Programa de Ações Universitárias Integradas Luso-Francesas/PAUILF entre os dois países.

Serão apoiados projetos com a duração máxima de 3 anos, em todas as áreas disciplinares, que visem:

a)      formações em parceria, conducentes à obtenção de diplomas conjuntos ou diplomas duplos (nomeadamente ao nível de master);

b)      realização e acompanhamento de teses em cotutela.

O Programa PAULIF decorre da assinatura do Acordo CRUP-CPU (Conférence des Présidents d’Université) e tem como objetivo  promover o intercâmbio de professores, investigadores e estudantes no âmbito da realização conjunta de projetos pedagógicos de formação pós-graduada permitindo, paralelamente, o reforço da cooperação universitária entre Portugal e França. No quadro deste Acordo é particularmente incentivada a participação de jovens investigadores e professores das universidades que integram o CRUP, bem como o envolvimento de estudantes em programas de doutoramento em cotutela e a implementação de cursos de formação em parceria, organizados conjuntamente por instituições universitárias de Portugal e de França.

As candidaturas são apresentadas, simultaneamente, nos dois países, pelo que a Equipa Portuguesa deve assegurar-se de que a Instituição que com ela colabora, entrega idêntica proposta no CPU.

As candidaturas são remetidas ao CRUP até 22 de junho de 2012, através das Reitorias das respetivas entidades de Ensino Superior, devidamente instruídas com a documentação solicitada no Regulamento aplicável: http://www.crup.pt/index.php?s=61&a=3.

Na Universidade do Minho, as candidaturas (completas) deverão ser entregues no GAP – Gabinete de Apoio a Projetos até 15 de junho de 2012, para validação e recolha da assinatura de apoio institucional da Reitoria, assinada pelo Sr. Pró-Reitor para a Investigação, Prof. Doutor Vasco Teixeira.

O PAUILF é complementar e compatível com o Programa Hubert Curien (PHC) / PESSOA, destinado a desenvolver intercâmbios científicos e tecnológicos entre os laboratórios de investigação dos dois países, administrado em França pelo Égide (http://www.egide.asso.fr) e em Portugal pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/cooptrans/pessoa/), que encerra a 21 de Maio de 2012 (Agreement between Portugal (FCT) and France (Égide).

 

Informação complementar:

 

CRUP: http://www.crup.pt/pt/acoes-integradas/luso-francesas

Anúncios

Deixar um comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s