Homenagem ao Professor João Formosinho

Homenagem ao Professor João Formosinho
29 de março de 2012 | Anfiteatro B1, CP II, Campus de Gualtar da Universidade do Minho

No âmbito da XIII edição dos diálogos sobre Educação, realizou-se no dia 29 de março de 2012, pelas 14h30 no Anfiteatro B1 do Complexo Pedagógico II da Universidade do Minho, uma homenagem ao Professor Doutor João Formosinho que contribuiu, de forma muito significativa, enquanto professor e investigador para as Ciências da Educação em Portugal. Nesta ocasião, o Professor Formosinho proferiu uma conferência sobre “As Dimensões da Formação de Professores em Portugal”. A cerimónia contou com as intervenções dos Professores Júlio Pedrosa, Jorge Arroteia, Almerindo Afonso e José Matias Alves.

Da parte da manhã, sob a coordenação do Doutor Manuel António, realizou-se o primeiro painel, subordinado ao tema Professores: formação, ação sindical e desafios profissionais, em que apresentaram comunicação as Doutoras Manuela Mendonça e Maria João Cardona. De tarde, sob a moderação da professora Teresa Sarmento, os Professores Almerindo Afonso, Júlio Pedrosa, Jorge Arroteia e José Matias Alves, além de salientarem algumas facetas pessoais e peculiares do homenageado, enfatizaram o seu pensamento e ação e o seu relevante contributo para a autonomia, administração e organização da escola em Portugal.

Na sua intervenção, o Professor Formosinho apresentou uma conferência sobre “Os professores como profissionais de desenvolvimento humano”. Destacou a relação entre a profissão docente e a cultura organizacional burocrática da escola, o papel dos sindicatos, a formação contínua em contexto de trabalho, o caráter interpessoal do desempenho dos professores, a heterogeneidade social, cultural, linguística, regional da escola de massas e os conflitos que daí advêm. Defendeu que a escola é um lugar onde existem pessoas com projetos e equipas de trabalho estáveis e não-somente lugares para docentes, assumindo que existem no sistema educativo português “ilhas de sucesso” no que diz respeito à diferenciação, eficácia e administração pedagógica na escola. O Diretor de Departamento, Professor Manuel Sarmento, encerrou a sessão, salientando continuar a contar com os contributos do Professor João Formosinho para a promoção do pensamento sobre as diversas áreas da educação a que se tem dedicado.

Nota Biográfica
O Prof. João Formosinho foi Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho e Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Foi Presidente do Centro de Formação de Professores (CIFOPE) da UMinho e do Centro Integrado de Formação de Professores e Educadores de Infância (CEFOPE). Foi Coordenador do Grupo de Trabalho de Administração e Gestão Escolar, no âmbito da Comissão de Reforma do Sistema Educativo, membro da Comissão Ministerial para o Estudo da Condição dos Professores em Portugal, membro do Conselho Nacional de Educação onde foi Relator de pareceres sobre Formação Contínua de Professores e Educação Pré-Escolar. É autor de diversas publicações, no país e no estrangeiro, nas áreas da Formação de Professores, Administração Escolar, Sociologia da Educação, Currículo, Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Políticas Educativas. A 10 de Junho 2010, o Prof. João Formosinho foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem de Instrução Pública pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na Sessão Solene Comemorativa do Dia de Portugal.

Anúncios