Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Literatura para Infância

Realizaram-se no dia 22 de Março de 2011, às 10:00 horas, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Literatura para a Infância, requeridas por Maria Teresa de Macedo Martins, tendo como orientador o Professor Doutor Fernando José Fraga de Azevedo. O júri foi presidido pelo Professor Doutor Leandro Silva Almeida e incluiu os seguintes vogais: Doutor Armindo Teixeira Mesquita, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Doutor Fernando José Fraga de Azevedo, da Universidade do Minho; a Doutora Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, da Universidade de Évora; o Doutor José Cândido de Oliveira Martins, da Universidade Católica Portuguesa; e a Doutora Sara Raquel Duarte Reis da Silva, da Universidade do Minho.

Título da Tese: As Construções ficcionais bio-historiográficas na obra infanto-juvenil de José Jorge Letria: dos modelos às ideologias. Leitura integral e mediada.

Resumo: Este trabalho, no domínio da literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil, aborda o tratamento que José Jorge Letria faz das construções bio-historiográficas, bem como de textos onde se explicitam temas da contemporaneidade. Na primeira parte, utilizando um referencial teórico sobre as ideologias e o desenvolvimento dos valores ético-morais, reflecte-se sobre a problemática da mediação leitora, a correlação entre literatura e ideologia e a construção textual de personagens e de acontecimentos enquanto modelos representativos do mundo empírico e histórico-factual, capazes de, pela escrita, se perpetuarem como componentes da construção ideológica do mundo. A segunda parte centra-se na defesa da leitura integral mediada como estratégia de desenvolvimento de competências leitoras direccionadas para o envolvimento das crianças na leitura autónoma, crítica e de fruição.

Esta participação no acto de leitura tem o seu referencial no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (Tompkins & McGee, 1993; Huck & Hickman, 2001; Galda & Cullinan, 1998; Yopp & Yopp, 2001; Azevedo, 2007; Silva; Macedo; Simões; Diogo & Azevedo, 2009). A terceira parte apresenta três Estudos de Caso, no âmbito dos quais são trabalhadas, em contexto de sala de aula, quatro obras de José Jorge Letria, representativas do corpus seleccionado, buscando-se confirmar o contributo dos conteúdos textuais para o desenvolvimento de leitores activos e despertos para os valores ético-morais fundadores das ideologias.